Só leva 9 minutos para ler
Se você está inserido no mundo do design gráfico, provavelmente deve conhecer o círculo cromático, composto por cores quente e frias que se complementam. Isaac Newton foi o responsável por criá-lo. Na psicologia das cores, ele é a junção das 12 cores que o nosso olho pode perceber e reconhecer, na forma de um círculo, que pode gerar diversas combinações, ligando cores de lados opostos, cores ao mesmo lado, etc.
Todas essas combinações que você pode extrair do círculo te possibilitam aplicações em diversos âmbitos estéticos, como no design de interiores, fotografias, maquiagem, looks, e claro, nas suas apresentações de impacto. Além dessas, existem diversas outras combinações que podem ser utilizadas!
Se sua intenção é causar a impressão de aconchego e sofisticação, os tons de azul são ideais.
Já uma paleta com cores quentes traz a sensação de descontração e informalidade.
Uma forma de ter mais chances de acertar na escolha dos tons é acompanhar as tendências do ano, procurando trabalhos de grandes empresas e designers profissionais. Em nossas redes sociais e aqui no blog, já demos exemplos de ótimos sites para você se inspirar.
Se você precisar de ajuda para criar sua paleta, aqui estão 7 sites que podem te auxiliar nessa missão:
Sua apresentação bem estruturada com os conceitos certos, como o storytelling, o design e os arquétipos, se torna indiscutivelmente mais atraente e assertiva.
Outra forma de conseguir equilibrar sua apresentação é utilizando o Moodboard. Para quem não sabe, trata-se de um painel semântico muito útil, que te ajuda a visualizar sua composição estética, guiando a estrutura da apresentação através de referências visuais.
Para fazer seu moodboard, recomendamos selecionar imagens e prints de artes que fazem sentido para sua apresentação, para depois elaborar uma composição com elas, coletando os tons mais marcantes que se repetem. Uma maneira de acertar no moodboard é já começar procurando exemplos do seu nicho.
Se sua apresentação estiver focada na área de tecnologia, o ideal é que você já comece a procurar imagens e referências visuais relacionadas com o tema para montar seu moodboard. Dessa forma você consegue acertar na paleta de cores, sem que seus slides fiquem confusos.
Uma apresentação monocromática é ideal para um público que já esteja alinhado com seu produto e sua proposta, tendo apenas uma emoção como foco. Ela é uma ótima opção para trabalhar o branding da sua empresa.
Só tome cuidado ao utilizar o branco junto ao azul, pois costuma ser uma combinação bem ilegível.
Vale lembrar que para este tipo de apresentação é essencial um bom call to action, para torná-la única e impactante.
Uma apresentação de cores análogas utiliza cores vizinhas e por isso, trabalha com emoções específicas. Ela tende a ser um dos tipos mais agradáveis na questão de uso de cores, pois seus tons combinam e transmitem naturalidade.
Uma apresentação com cores que se complementam é tão envolvente e atrativa na mesma medida que se torna cansativa, já que as cores são tão contrastantes, que seu espectador foca e se cansa na mesma intensidade. O recomendado é saber dosar, sempre!
Por conta disso, a escolha das cores tende a ser uma etapa a parte, que merece a devida atenção para que você consiga se comunicar com seu público de maneira certa.
Quando você for escolher sua paleta de cores, não guie-se por gosto pessoal, pense no objetivo do seu projeto. As cores são tão influentes, que através delas conseguimos distinguir um projeto moderno de um tradicional, ou um tema educacional de um farmacêutico.
Suas cores devem estar inseridas no seu contexto para que sua comunicação seja horizontal e eficiente em sua apresentação de impacto!
Hoje nós vamos te ajudar com 10 hacks que praticamos aqui na Raios para ter uma reunião efetiva e uma apresentação on-line de impacto.
Creio que todos nós gostamos de ouvir histórias, principalmente aquelas que nos inspiram e nos levam para além do pensamento.
O design da sua apresentação vai para além do conteúdo e exprime todas as qualidades e defeitos da sua marca pessoal ou arquétipo da sua empresa.
FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE