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Os arquétipos são um tipo de estratégia que definem o comportamento e personalidade de uma marca pessoal, empresa ou apresentador. Você irá criar uma personalidade para te fortalecer na sua área de atuação e trazer uma narrativa que se conecte emocionalmente com o seu espectador.
Quando trabalhamos com os arquétipos, criamos inconscientemente conexões com o público. Esses que são um passo para a lealdade, abrindo assim a mente das pessoas para as informações e ideia central que você quer colocar dentro da cabeça delas.
Assim que essa lealdade é fortificada, a comunidade fica engajada, e seus números são convertidos em vendas, seja de uma ideia, de um produto ou serviço.
Trabalhar com os arquétipos na sua apresentação, é o que irá te distinguir de seus concorrentes, evoluir a personalidade de seus conteúdos, e direcionar seus esforços para onde os resultados serão efetivos. Trazendo os arquétipos apresentados de várias formas dentro dos seus slides, podendo ser como imagens, símbolos, sons, cheiros, comportamentos ou narrativas poderosas.
Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica, em seus estudos ele assimilou os arquétipos a psique humana, em que eles incorporam padrões e trazem motivação, manifestando emoções profundas na comunidade.
Já foi provado cientificamente, que marcas “humanas” tem maiores resultados em seu marketing e vendas, pois elas conseguem exprimir valores e crenças que se conectam com o público.
Por que não usar essa mesma estratégia nas suas apresentações corporativas?
Se você conseguir inserir na sua jornada um arquétipo forte, alcançará seus resultados bem mais rápido do que sem adotar estratégia alguma.
Existem muitos tipos de arquétipos, mas o pesquisador instituiu 12 principais, para as motivações humanas básicas, e elas são:
- Herói
- Mago
- Fora da Lei
- Explorador
- Inocente
- Governante
- Bobo da Corte
- Sábio
- Amante
- Criador
- Prestativo
- Cara Comum
Provavelmente você já conhece os arquétipos e se ligou a eles através da TV e do cinema. Porém, não percebeu a conexão, pois foi tão fluído e emocionalmente que você nem percebeu.
Ele é a personificação do arquétipo do Explorador, ou o Yoda de Star Wars, que carrega consigo o arquétipo do Sábio. Já a Mulher Maravilha, se encaixa no arquétipo de Heroína, e assim por diante.
Logo, o tempo todo estamos tendo contato com esses personagens, que nos geraram uma profunda empatia e vibração pelas histórias deles.
Um exemplo disso, é o Barack Obama que incorporou em sua narrativa o Governante, com espírito de mudança, alguém que corresponde às expectativas e descontentamento da população.
Além disto, temos o Steve Jobs como Sábio, ou o João de Santo Cristo (Faroeste Caboclo) que vinha com a narrativa de Herói e Fora da Lei.
Sua apresentação bem estruturada com os conceitos certos, como o storytelling, o design e os arquétipos, se torna indiscutivelmente mais atraente e assertiva.
Uma apresentação com personalidade que você explore possibilidades que antes não estavam disponíveis. As grandes marcas e apresentações são focadas nesses conceitos, porque eles se tornaram a chave para o sucesso. Para te ajudar a conseguir essa chave, confira a lista abaixo com os 12 arquétipos de Carl Gustav e uma síntese de como elas funcionam.
O que você pode tirar de produtivo de toda essa informação?
As pessoas, o público da sua apresentação, são seres com sentimentos, vontades, medos, e desejos. Logo, utilizar um arquétipo é mostrar para esse público qual é a sua missão na vida dele e gerar empatia e conexão.
Os arquétipos são uma estratégia que darão profundidade e personalidade para sua apresentação, seu público passa a desenvolver sentimentos pelo que você está apresentando.
Dados e estatísticas são esquecidos, mas sentimentos não, sempre ficará marcado no imaginário dessas pessoas como você as fez sentir.
Por isso, é fundamental contar histórias dentro da sua apresentação, para despertar as emoções e ações certas da sua plateia.
Alinhar a emoção do público junto a personalidade da sua apresentação, é uma tarefa que exige os outros conceitos que te mostrei no início do artigo: storytelling e design. Com esses conceitos você cria uma narrativa autêntica, direcionada para uma conexão humana e inspirando pessoas.
Com slides impecáveis e histórias poderosas.
Humanizar sua história, humanizar as imagens e quem está apresentando em seus slides de PowerPoint. A partir disso, você saberá definir qual o melhor arquétipo para sua apresentação e ter uma comunicação criativa e efetiva.
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Hoje nós vamos te ajudar com 10 hacks que praticamos aqui na Raios para ter uma reunião efetiva e uma apresentação on-line de impacto.
Creio que todos nós gostamos de ouvir histórias, principalmente aquelas que nos inspiram e nos levam para além do pensamento.
O design da sua apresentação vai para além do conteúdo e exprime todas as qualidades e defeitos da sua marca pessoal ou arquétipo da sua empresa.
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