Só leva 10 minutos para ler
Bom, esses são caso reais. Eu mesmo já estive dos dois lados e sei que realmente prejudicam a vida de quem vai se apresentar ou de quem está absorvendo aquelas informações na reunião.
Gráficos ruins estão por toda parte e isso não é culpa de quem está fazendo. Muitas das vezes, não recebemos esse preparo na faculdade, onde aprendemos muita teoria e pouca prática. Já no campo corporativo, somos condicionados apenas a execução e não a uma comunicação assertiva. A habilidade de se comunicar com apresentações criativas fica restrita apenas aos designers e criativos. Mas hoje, vamos desmistificar isso tudo e te mostrar que, com ações simples, podemos criar apresentações de dados que impactam e passam a mensagem central para sua equipe de forma assertiva.
Não nascemos sabendo de tudo. É sempre fundamental nos mantermos em evolução, estudando para aprimorar nossas habilidades e sabermos passar a informação dos dados de forma criativa, informativa e atraente em nossos slides.
Pois bem, assim como o petróleo, os dados não servem para nada se não forem refinados e tratados para virarem algo benéfico para a sociedade.
Pois todas aquelas linhas que ficam no fundo, números laterais e indicações de tempo só servem para tornar sua apresentação poluída. Para editar esse layout, basta clicar nas partes do gráfico que as opções de edição aparecerão. Lembre-se sempre de excluir a saturação de informação dos seus slides. No design temos um lema que é: Menos é mais!
Que tal colocá-lo dentro de uma tela de computador ou tablet?
Delimitando as margens com um fundo interessante, você dará destaque e ambientará suas informações.
Cores muito chamativas ou vibrantes podem deixar as informações do seu gráfico gritantes e agressivas. Cores muito próximas também podem ser um problema, principalmente para distinguir os dados de forma prática. Para acertar na paleta de cores, você pode consultar alguns sites específicos.
Minhas sugestões são:
Não é preciso ser um designer para ter o pensamento de um. Você pode muito bem ter as ferramentas certas em mãos, mas se não tiver o pensamento, não conseguirá construir um bom visual para seus slides de dados.
Gostou? Compartilhe!