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COMO EMOCIONAR E CONECTAR SUA PLATEIA UTILIZANDO OS ARQUÉTIPOS EM SUA APRESENTAÇÃO.

O poder da influência dos arquétipos em suas narrativas e apresentação fantástica. 




Só leva 10 minutos para ler

Atualizado em
23 de julho, 2020

Apresentações
de impacto

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Trabalhe com arquétipos e humanize suas apresentações corporativas.

Você sabe como trabalhar com os arquétipos?

Para início de conversa, você sabe o que são arquétipos?

Bem, se você chegou nesse artigo, provavelmente está em busca de melhorar suas apresentações, e quando falo sobre elas, estou me referindo a todos os tipos: apresentações corporativas, apresentações de palestra, apresentação de TCC, apresentação para reunião online, etc.

Saber criar sua apresentação de impacto corretamente exige algumas etapas a serem seguidas e que se você as dominar, com certeza estará com a batalha ganha. Porém, você sabe quais etapas são essas?


Podemos começar pelo storytelling.

Saber contar uma história para seu público pode gerar empatia, criar vínculos emocionais fortes, garantir que a plateia assimile seus slides e conteúdos. Se você não sabe trabalhar com o storytelling, confira nosso artigo com 7 técnicas para fazer sua narrativa encantadora.

O segundo passo é saber se seu design é inclusivo e preza pela diversidade.

Quando fazemos com que o espectador se enxergue na nossa narrativa, estamos gerando identificação, isso é crucial para uma apresentação poderosa e principalmente na hora de criar as conexões certas com os arquétipos que irá se definir.

O terceiro passo, é aqui mesmo,
trabalhar com arquétipos. 

Os arquétipos são um tipo de estratégia que definem o comportamento e personalidade de uma marca pessoal, empresa ou apresentador. Você irá criar uma personalidade para te fortalecer na sua área de atuação e trazer uma narrativa que se conecte emocionalmente com o seu espectador.

Quando trabalhamos com os arquétipos, criamos inconscientemente conexões com o público. Esses que são um passo para a lealdade, abrindo assim a mente das pessoas para as informações e ideia central que você quer colocar dentro da cabeça delas.

Assim que essa lealdade é fortificada, a comunidade fica engajada, e seus números são convertidos em vendas, seja de uma ideia, de um produto ou serviço.

Trabalhar com os arquétipos na sua apresentação, é o que irá te distinguir de seus concorrentes, evoluir a personalidade de seus conteúdos, e direcionar seus esforços para onde os resultados serão efetivos. Trazendo os arquétipos apresentados de várias formas dentro dos seus slides, podendo ser como imagens, símbolos, sons, cheiros, comportamentos ou narrativas poderosas.

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Como surgiram os Arquétipos

Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica, em seus estudos ele assimilou os arquétipos a psique humana, em que eles incorporam padrões e trazem motivação, manifestando emoções profundas na comunidade.

Já foi provado cientificamente, que marcas “humanas” tem maiores resultados em seu marketing e vendas, pois elas conseguem exprimir valores e crenças que se conectam com o público.

Por que não usar essa mesma estratégia nas suas apresentações corporativas?

Se você conseguir inserir na sua jornada um arquétipo forte, alcançará seus resultados bem mais rápido do que sem adotar estratégia alguma.

Existem muitos tipos de arquétipos, mas o pesquisador instituiu 12 principais, para as motivações humanas básicas, e elas são:

- Herói
- Mago
- Fora da Lei
- Explorador
- Inocente
- Governante
- Bobo da Corte
- Sábio
- Amante
- Criador
- Prestativo
- Cara Comum

Provavelmente você já conhece os arquétipos e se ligou a eles através da TV e do cinema. Porém, não percebeu a conexão, pois foi tão fluído e emocionalmente que você nem percebeu. 


Lembra do Indiana Jones?

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Ele é a personificação do arquétipo do Explorador, ou o Yoda de Star Wars, que carrega consigo o arquétipo do Sábio. Já a Mulher Maravilha, se encaixa no arquétipo de Heroína, e assim por diante.

Logo, o tempo todo estamos tendo contato com esses personagens, que nos geraram uma profunda empatia e vibração pelas histórias deles. 


Fora das telas também temos pessoas públicas que assimilaram sua imagem e esses padrões, porque dessa forma a consistência com o público gera vínculos muito sólidos.

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Um exemplo disso, é o Barack Obama que incorporou em sua narrativa o Governante, com espírito de mudança, alguém que corresponde às expectativas e descontentamento da população.

Além disto, temos o Steve Jobs como Sábio, ou o João de Santo Cristo (Faroeste Caboclo) que vinha com a narrativa de Herói e Fora da Lei.

Percebe como os arquétipos permeiam e determinam nossa vida? 

Sua apresentação bem estruturada com os conceitos certos, como o storytelling, o design e os arquétipos, se torna indiscutivelmente mais atraente e assertiva.

Uma apresentação com personalidade que você explore possibilidades que antes não estavam disponíveis. As grandes marcas e apresentações são focadas nesses conceitos, porque eles se tornaram a chave para o sucesso. Para te ajudar a conseguir essa chave, confira a lista abaixo com os 12 arquétipos de Carl Gustav e uma síntese de como elas funcionam.


O Herói

São pessoas motivadas a melhorar o mundo. Querem resolver problemas, agem corajosamente e são exemplos de superação. Uma marca muito ligada a esse arquétipo é a Nike.

O Mago

Esse arquétipo envolve querer desvendar os segredos do universo, é aquele que transforma e altera uma sabedoria mística sempre predominante. Um bom exemplo seriam as igrejas pentecostais.

A Fora da Lei

Como o nome diz, é quem quebra as regras, gosta de desafiar os padrões. É aquela que abre o próprio caminho e decide seu próprio destino. Todo mundo aqui já teve vontade de ter uma Harley Davidson, né? Justamente por essa sensação de ir além.

O Explorador
 
Esse é o nômade, a pessoa independente e inquieto. Vive em movimento, quer viajar, descobrir coisas novas, gostam de desafios para estarem redescobrindo a si mesmo. Então, te lembrou quem? Uma marca que já consolidou isso em suas campanhas é a Red Bull.

O Inocente

São confiáveis, parecem enxergar apenas o melhor do mundo, são espontâneos, querem resolver os problemas com soluções simples e que deixem a todos felizes. Mc Donald’s e Coca-Cola se encaixam bem nesse perfil. 

O Governante

Quem governa e tem esse perfil, consegue ser carismático, movimenta as massas, e tem anseio por solucionar os problemas da comunidade. São responsáveis, organizados, têm influência e trazem estabilidade. Marcas como a Rolex e a Microsoft são governantes. 

O Bobo

Busca ser aceito por sua autenticidade, está sempre feliz, gosta de se divertir, descontrair os outros e vive um dia de cada vez. Mesmo que nem sempre a felicidade seja do coletivo, o bobo está preocupado em ser alegre, um caso óbvio é o Coringa, antagonista do Batman. 

O Sábio

É aquele que sempre está estudando, buscando conhecimento, tem como objetivo entender as coisas, e auxiliar o herói na sua jornada. Geralmente, agem como mentores ou professores. Wikipédia e Google, são duas empresas que incorporam essa persona.

A Criadora

São aquelas que dão asas para a criatividade, gostam de construir, inventar e imaginar. Tornam suas ideias reais, não conhecendo limites ou impossibilidades, é expressiva, perfeccionista e tende a ser persuasiva também. Você com certeza encontra todas essas características na Pixar e na Lego. 

O Prestativo

Altruísta, que quer sempre ajudar o próximo, esse arquétipo pode ser percebido em qualquer empresa ou plataforma que cumpra a função de auxiliar e ajudar. Buscapé e Amazon, empresas que querem melhorar a vida das pessoas através de bens e serviços, se encaixando nesse perfil.  

A Pessoa Comum

São figuras fiéis, com diálogo simples, objetivo, que se conectam com facilidade, esforçados e honestos, trazem a sensação de pertencimento. Casas Bahia, Magazine Luiza, eBay, são lojas que carregam esse arquétipo.

O Amante

É o arquétipo que rege a paixão, é aquele que vai te incentivar a correr atrás do que você ama, de viver intensamente um projeto, uma ideia ou profissão. É carinhoso, amável e amigável. Esse arquétipo por ser carismático, desenvolve forte empatia com as outras pessoas e personifica o livre-arbítrio, defendendo nossa capacidade de escolher e tomar decisões.

O que você pode tirar de produtivo de toda essa informação?

As pessoas, o público da sua apresentação, são seres com sentimentos, vontades, medos, e desejos. Logo, utilizar um arquétipo é mostrar para esse público qual é a sua missão na vida dele e gerar empatia e conexão.

Os arquétipos são uma estratégia que darão profundidade e personalidade para sua apresentação, seu público passa a desenvolver sentimentos pelo que você está apresentando.

Dados e estatísticas são esquecidos, mas sentimentos não, sempre ficará marcado no imaginário dessas pessoas como você as fez sentir.

Por isso, é fundamental contar histórias dentro da sua apresentação, para despertar as emoções e ações certas da sua plateia.

Alinhar a emoção do público junto a personalidade da sua apresentação, é uma tarefa que exige os outros conceitos que te mostrei no início do artigo: storytelling e design. Com esses conceitos você cria uma narrativa autêntica, direcionada para uma conexão humana e inspirando pessoas.

Com slides impecáveis e histórias poderosas. 


Nada torna uma apresentação mais efetiva, do que a capacidade de humanizá-la.

Humanizar sua história, humanizar as imagens e quem está apresentando em seus slides de PowerPoint. A partir disso, você saberá definir qual o melhor arquétipo para sua apresentação e ter uma comunicação criativa e efetiva.

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